FORMAS DE PENSAR EM CIÊNCIAS: ABDUÇÃO!

 5.1.3.1 Produções dos Alunos sobre Abdução



Produção 33:


A abdução é a operação lógica que pode introduzir novas ideias com base na observação atenta.

Exemplo:

Eu chego na sala de aula e vejo um caderno no chão. 

Então, eu vejo meu colega abaixado procurando algo.

Então, suponho que o caderno é dele e que ele está procurando por ele.

(Vinicius Klampt da Rocha, 7º Ano, Turma 71, 13 anos)


Produção 34:


Abdução é observação atenta, com posterior conclusção lógica generalista

ex: o celular não está carregando com aquele carregador mas o secador de cabelo está ligado na tomada e está funcionando então o carregador está estragado

(Fernanda de Farias Pelhs, 7º Ano, Turma 71, 13 anos)


Produção 35:


A abdução consiste na elaboração temporária, momentânea ou provisória de uma hipótese que pode ser a verdadeira razão para algum fenômeno.

Exemplo: 

Eu estava andando na rua e senti uma gota de água cair no meu ombro, 

então, eu olhei para o céu e estava azulzinho. 

Descobri, assim, que aquele molhado, em meu ombro, era cocô de passarinho

(Thalys Nascimento Agatti, 7º Ano, Turma 71, 13 anos)


Produção 36:


A abdução é um raciocínio lógico, através do qual, segundo as observações feitas, e, generalizadas, é gerada uma conclusão, que é bem possível de ser.

Exemplo: 

Uma menina chega em casa com os pês cheios de lama, 

logo, a mãe observou que, na frente de sua casa, há uma poça de lama. 

Então, ela descobre que sua filha a desobedecera e saíra do castigo.

(Gabrieli Brum Silva, 7º Ano, Turma 71, 13 anos)


Produção 37:


A abdução é uma observação atenta das coisas que permite uma conclusão muito provável.

Exemplo:

Eu varri toda a sala, e, depois, eu me deitei. 

Quando eu levantei, passados apenas dez minutos, fui na sala e ela estava cheia de sujeira, de novo. 

Então, eu vi minha irmã com os sapatos todos sujos andando pela sala. Deste modo, quem sujou a sala foi a minha irmã.

(Isabelle Ferreira Moser, 7º Ano, Turma 71, 14 anos)


Produção 38:


A abdução é o ato de observar e dar uma opinião conclusiva e provável sobre um caso ou problema. 

Exemplo:

Chego na minha vó e a televisão está ligada, 

mas, sempre que vou lá, a televisão está desligada, pois, ela não usa. 

Então, ela teve uma visita antes de mim.

(Erik Mikael Goncalves Loiola, 7º Ano, Turma 71, 13 Anos)


Produção 39:


Abdução é o raciocínio ampliativo que busca a validez de uma forma simples, coerente com o conteto que foi observado, e, ao mesmo tempo, serve de melhor explicação porque lógica e provável.

Exemplo:

Eu abri uma loja de celular e precisava de alguém para me ajudar, 

então, contratei um jovem aprendiz para me ajudar, pedi para ele montar um aparelho celular, enquanto eu atendia um cliente. Quando voltei, vi que o celular já estava montado, mas, percebi que ainda havia peças na mesa. Ou seja, sobrou peça. 

Logo, ele fez o serviço errado

(Erik Mateus da Costa Vargas, 7º Ano, Turma 71, 13 anos)


Produção 40:


A abdução é vinda de uma observação, e dessa observação feita a contextualização de um fato, e, disso, sai uma conclusão. Mas, muita atenção, pois, nem sempre essa abdução está certa, pois, muitas vezes pode ser outro o motivo, por exemplo:

Exemplo:

Uma mulher viu que havia vários lápis no chão de uma sala.

Nessa sala, havia um estojo vazio.

Então, ela concluiu que aqueles lápis eram do dono daquele estojo.

(Beatriz Borges Rodrigues Peres, 7º Ano, Turma 71, 13 anos)


Produção 41:


A Abdução é a criatividade é feita com base numa observação, e tenta dar a explicação de algo de modo a ser uma inovação inovação, de modo a ser um dado que não se tinha quando a observação foi feita.

Exemplo:

Uma mulher fez sua comida normalmente, como de costume, 

quando ela foi provar sentiu que havia algo estranho. Ao olhar para os lados, percebeu que o pote de açúcar estava aberto,

foi, então que percebeu que trocou o sal pelo açúcar.

(Gabriela Valentina da Rosa Ortiz, 7º Ano, Turma 71, 13 anos)


Produção 42:


A abdução a observação caprichosa concluída por um raciocínio lógico relacionado com esta observação. 

Exemplo:

Uma mulher ganhou, de seu amigo do trabalho, uma caixa de bombom da marca Garoto, 

e, observou que, do outro lado da rua, ao lado do restaurante estava um stande da mesma marca.

Logo, ela concluiu que ele tinha adquirido a caixa lá.

(Kemilly Vitoria dos Santos, 7º Ano, Turma 71, 12 anos)


Produção 43:


A abdução e um raciocínio lógico formulado através da observação de um fato. Observamos o fato e fizemos uma hipótese explicativa sobre ele. 

Exemplo: 

Fui dormir, à noite, e, 

acordei com a cama toda molhada, eu durmo com meu irmão mais novo, 

logo, abduzo que ele mijou na cama.

(Giovana Vitoria Freitas De Menezes, 7º Ano, Turma 71, 12 anos)


Produção 44:


Pensamento que busca analisar várias informações para concluir em direção a um único resultado, que é mais geral, e que busca explicar um ato, fato ou coisa.

Exemplo:

Lá em casa, moramos só meu pai, Bidu (meu cão) e eu. Certo dia, antes de eu sair para a escola, meu pai tinha limpado a casa, 

quando eu voltei, a casa estava toda bagunçada,

então, a única explicação é que meu pai deixou o cachorro solto. 

(Luiza Bastos Oliveira Rosa, 7º Ano, Turma 71, 13 anos)


Produção 45:


A abdução é a formulação de uma hipótese explicativa de um acontecimento, através de forma lógica, simples e generalista. 

Exemplo:

Meu pai e eu gostamos do nosso vídeo game; ele joga nos finais de semana; eu, nos dias da semana.

Certo dia, eu cheguei em casa e o vídeo game estava ligado e pausado.

Logo, supus que meu pai havia voltado mais cedo do serviço.

(Vitor Lian de Oliveira Lukacheski, 7º Ano, Turma 71, 13 anos)


Como se viu, do mesmo modo que para indução e dedução, agora, em abdução, os alunos conseguiram guardar os principais aspectos inerentes a este tipo de raciocínio.

Passe-se, agora, à penúltima forma de pensar a ser abordada pelo presente texto.



Nenhum comentário:

32ª AULA: ÚLTIMA AULA DO ANO LETIVO!

 Fala do professor e encaminhamento do encerramento do Ano Letivo !