Está página serve para integrar a subseção "5.1.1 A Indução", que formam a seção "5.1 INSTIGANDO OS ALUNOS À PRODUÇÃO" do capítulo "5 O PENSAMENTO CIENTÍFICO", do artigo intitulado "FORMAS DE PENSAR EM CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA A DISCIPLINA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA".
Assim, aqui, logo abaixo, estão publicadas as produções dos estudantes do 7º anos, feitas no ano de 2023.
São textos inéditos, feitos individualmente, com base nas aulas teóricas, apresentadas pelo artigo acima citado.
Desta forma, as produções textuais aqui apresentadas são a externalização, feita por parte dos estudantes, a repeito de tudo aquilo que eles apreenderam a respeito das Formas de Pensar, das formas lógico-científicas estudadas em sala de aula!
5.1.1.1 Produções dos Alunos sobre Indução
Como poderá ser visto abaixo, e, desde já, para as outras formas de pensar, os alunos construíram, cada um deles, o seu próprio conceito de indução, bem como, elaboraram um exemplo próprio. Para tanto, os alunos valeram-se de seus Chromebooks e publicaram suas pequenas produções textuais no Spaces, do Gmail. Deste modo, ficava quase que garantida a impossibilidade de cópias e plágios, visto que todos tinham acesso ao que ia sendo publicado, no chat; eles mesmos reivindicavam a autoria de determinada ideia, ficando, aquele que copiou, obrigado e refazer seu texto.
Produção 1:
Indução: é uma forma de pensar científico, que vai do particular, para o geral.
(SE) eu me entristeço
(E) eu sou um ser humano
(ENTÃO) todos os seres humanos se entristecem
(Gabriela Valentina da Rosa Ortiz, 7º Ano, Turma 71, 12 anos)
Produção 2:
O que é indução? É uma forma de pensar que inicia do particular e vai para o universal.
Exemplo:
Se meu cachorro é um animal,
e ele faz necessidades,
então, todos animais fazem necessidades.
(Kemilly Vitoria dos Santos, 7º Ano, Turma 71, 12 anos)
Produção 3:
Indução: o pensamento indutivo é uma forma de pensar científica, que vai do particular, para o geral.
(SE) eu, alguma vez uso dinheiro, tenho gastos, e, tenho 13 anos,
(E), meus colegas de sala de aula, também, e têm a mesma idade.
(Então), eu todos os seres humanos, da mesma idade, ou mais, alguma vez na vida, terão gastos e se envolverão com o dinheiro.
(Gabrieli Brum Silva, 7º Ano, Turma 71, 13 anos)
Produção 4:
Indução é um pensamento que parte do particular visando o universal, através de verdades.
Exemplo:
Roberto morreu afogado pois não sabia nadar.
Roberto é um humano.
Todos os humanos morrem afogados, se não sabem nadar.
(Vitor Lian de Oliveira Lukacheski, 7º Ano, Turma 71, 13 anos)
Produção 5:
A indução vem do particular e vai para a universal.
Exemplo:
O meu pai é careca,
e eu vou ficar careca,
então, todos os filhos, homens, de pais carecas, vão ficar carecas.
(Gregory Broilo Pereira, 7º Ano, Turma 71, 12 anos)
Produção 6:
A indução é uma forma de pensamento lógico que parte do particular para o universal, assim, formando o silogismo.
Exemplo:
1º Se eu observo uma folha de papel do caderno cair na água e ficar embebida,
2º e observo que outras folhas de papel também absorvem água,
3º então, todos as folhas de papel absorvem a água.
(Sara Baptista Lucas, 7º Ano, Turma 71, 13 anos)
Produção 7:
Indução é um pensamento lógico que parte do raciocínio particular para, a partir disso, chegar até ao pensamento universal.
Exemplo:
Minha amiga tem um cérebro,
e, minha amiga é um ser humano,
então, todos os seres humanos têm um cérebro.
(Fernanda de Farias Pelhs, 7º Ano, Turma 71, 13 anos)
Produção 8:
O método indutivo parte do particular para o universal, e é um pensamento lógico que testa se informações já existentes são verdadeiras.
Exemplo:
O Sr. Daniel tem cérebro,
e o Sr. Daniel é professor,
logo, todos os professores têm cérebro.
(Emanuel Mateus Burlan Correa, 7º Ano, Turma 71, 13 anos)
Produção 9:
A indução é o método de chegar a uma conclusão verdadeira, correta e importante, usando fatos para fazer um “trajeto” ascendente, formando um silogismo.
Exemplo:
O porco respira.
O porco é um mamífero.
Todos os mamíferos respiram.
(Vinicius Klampt da Rocha, 7º Ano, Turma 71, 13 anos)
Produção 10:
Indução: o pensamento indutivo é um pensamento científico que vem ou acontece, respectivamente, com alguém ou com algo, do individual até chegar ao universal.
Por exemplo:
(Se) o meu professor de geografia se alimenta,
(E) ele é um ser humano,
(Então), todos os seres humanos se alimentam.
(Eduarda de Sena Rodrigues, 7º Ano, Turma 71, 13 anos)
Produção 11:
A indução é uma forma de pensamento lógico, usado para chegar a conclusões. A indução vai de um fato mais individual até um mais universal, formando um silogismo.
Por exemplo,
se tenho a capacidade de imaginar,
e eu sou um ser humano,
então, todos os seres humanos têm a capacidade de imaginar.
(Giovana Vitoria Freitas de Menezes, 7º Ano, Turma 71, 12 anos)
Produção 12:
A indução é uma forma de pensamento lógico, usado para chegar a conclusões. A indução vai de um fato mais individual até um mais universal, formando um silogismo.
Exemplo:
(Se) eu penso,
(E), eu sou um ser humano,
(então), todos os seres humanos pensam
(Beatriz Borges Rodrigues Peres, 7º Ano, Turma 71, 13 anos)
Produção 13:
Indução é um processo no qual se parte de dados ou fatos semelhantes para a definição de uma certeza comum e geral entre eles.
Exemplo:
Eu preciso comer para sobreviver,
e minha irmã desde nenê, precisou comer,
logo, todos os humanos precisam comer corretamente.
(Victoria Helena Krewer Ferraz, 7º Ano, Turma 71, 12 anos)
Produção 14:
Indução é um método de raciocínio que parte de observações específicas para chegar a conclusões gerais.
Exemplo:
Eu tenho cérebro sangue em minhas veias,
os meus colegas da escola, e pessoas do bairro têm sangue em suas veias,
logo, todos os seres humanos têm sangue correndo em suas veias.
(Yasmin Dandara Masud de Melo, 7º Ano, Turma 71, 15 anos)
Produção 15:
Indução: a indução e a forma de chegar em uma conclusão certa e correta, usando dados e fatos.
Exemplos:
Eu sinto dor,
eu sou um humano,
então, todos os humanos vivos sentem dor,
(Victor de Mello Kervalt Leite, 7º Ano, Turma 71, 13 anos)
Uma conclusão sumarizante para esta seção do texto é a seguinte: como se pode ver, os estudantes entenderam as particularidades do raciocínio indutivo.
Ao final, na conclusão geral, serão destacados alguns elementos pontuais de algumas das induções acima listadas.